O Grand Prix de Inovação é uma competição entre equipes realizada no InovaLab do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) durante o Engineering Education for the Future (EEF). As equipes são formadas entre os alunos participantes individualmente inscritos, e que são desafiadas a apresentarem resultados materiais para solução de um tema a ser proposto no início do evento.

A estrutura do evento se inicia com a apresentação do tema-desafio, que será trabalhado por cada uma das 6 equipes formadas por 7 participantes, apoiado por mentores, durante 24 horas corridas. Estas equipes serão mistas e multidisciplinares de alunos de diversas instituições de ensino superior. Após o prazo de 24 horas corridas, os alunos devem apresentar as soluções para avaliadores a fim de eleger o melhor trabalho.

Este desafio explora as competências comportamentais esperadas dos novos profissionais. A resolução de desafios exigirá rápida interação entre os componentes das equipes, estimulando lideranças, distribuição de papéis e responsabilidades, bem como a definição de estratégias e planejamento para a consecução dos objetivos, buscados sob a pressão do prazo determinado.