O Engineering Education for the Future (EEF-2024), que acontece até amanhã (18) em São José dos Campos (SP), foi palco de experimentos e projetos tecnológicos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores.

A evolução das pesquisas tecnológicas e o desenvolvimento de novos projetos foram a tônica do segundo dia do EEF-2024, nesta sexta-feira (17). O evento é organizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos (SP) e segue até o próximo sábado (18), trazendo diversos debates sobre o futuro da Educação e apresentando potenciais tendências em Engenharia.

Uma das principais atividades do dia foi a realização da Mostra Tecnológica ITA 2050, apresentando a história da instituição e suas principais conquistas no campo tecnológico, além de apresentar toda a trajetória de um projeto, desde as fases iniciais de formação até a pesquisa e a industrialização.

A Mostra contou ainda com a participação do Instituto Alpha Lumen e do Senac, que enfocaram os projetos desenvolvidos com alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico.

“Foi um desafio fazer um panorama do que nós poderemos pensar a respeito dos desafios para Engenharia no século 21. A gente pensou em toda uma cadeia, a começar pela formação da Educação Básica e a formação técnica passando pelo ensino superior trazendo pesquisa e desenvolvimento, e chegando novamente à indústria para que a gente possa ter efetivamente inovação”, comentou a coordenadora da Mostra ITA 2050, professora Sueli Sampaio Damin Custódio.

A coordenadora destacou também a importância de o ITA realizar um grande evento reunindo alunos, professores e profissionais do segmento. “Eles apontam tendências, provocações e reflexões, mas sobretudo trazem a ‘mão na massa’, a importância da Engenharia para o desenvolvimento desse projeto de País.
Ao fim da Mostra, os alunos de graduação do ITA nos Departamentos de Química e Engenharia Mecânica puderam exibir seus trabalhos.

O EEF-2024 também recebeu as Vitrines Tecnológicas, em que as empresas Siatt e Mac Jee apresentaram um pouco de seus trabalhos e matrizes de pesquisa.

Os visitantes do EEF-2024 puderam ainda conhecer vários projetos que devem ditar as tendências da Engenharia no futuro. Mais de 30 estandes exibiram os trabalhos de inovação desenvolvidos por estudantes. Robôs, drones, softwares para fins diversos e muitos outros projetos encantaram o público.

O evento ainda contou com várias mais duas Mesas Redondas do Fórum de Educação em Engenharia, com vários especialistas debatendo o desenvolvimento tecnológico do setor e as aplicações destas inovações. Os temas do dia foram “Inovação e sustentabilidade na indústria e a formação do Engenheiro para o mundo em transformação” e “Educação em Engenharia e o futuro do mercado de trabalho diante do desenvolvimento da inteligência artificial”.

O evento conta com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da ITAEx, associação de ex-alunos do ITA. Os interessados em participar podem se inscrever no local de forma gratuita.
O EEF-2024 é patrocinado por Mac Jee, PoD Academy, Faculdade Santo Antônio, ITAEx, SIATT e Fundação Ezute.