O EEF- 2024 promete ser um marco na integração entre universidade e indústria, impulsionando a inovação e estimulando a cultura empreendedora.

Com a rápida evolução tecnológica em escala acelerada, a aplicabilidade de novos conceitos gerados por pesquisadores torna-se necessária para a competitividade da indústria nacional. O tema será amplamente discutido durante o Engineering Education for the Future (EEF-2024), evento que busca fomentar a colaboração entre academia, governo e setor empresarial para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

O Professor Doutor Mauri Aparecido de Oliveira, chefe da Divisão de Ciências Fundamentais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é o coordenador-geral do EEF-2024, e  esclarece como o evento abordará essas questões e quais são os objetivos principais desta segunda edição.

Sobre a integração entre universidade e indústria, ele destaca a importância dessa cooperação mútua para integrar tecnologias e formar engenheiros capazes de liderar processos de inovação. “O EEF-2024 será um ambiente para representantes de diferentes setores discutirem a formação técnica e humana dos profissionais do futuro” – define o professor Mauri.

Diante do rápido progresso tecnológico, o EEF-2024 busca promover debates sobre a evolução do ensino da Engenharia e os desafios presentes e futuros. O objetivo é formar engenheiros com habilidades abrangentes que possam acompanhar as tendências e os avanços tecnológicos, também contribuindo com soluções inovadoras dentro de padrões éticos, ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

O evento incentivará a cooperação entre pesquisa acadêmica e indústria por meio de atividades como a Vitrine Tecnológica e a Mostra ITA 2050, proporcionando um ambiente propício para parcerias e intercâmbio de conhecimento.

Considerando as mudanças tecnológicas e sociais, o EEF-2024 promoverá debates sobre a inovação dos métodos de ensino e aprendizagem, visando uma adaptação adequada às necessidades do mercado de trabalho.

O evento vai incorporar a integração entre disciplinas técnicas e humanas, incentivando uma formação abrangente dos engenheiros. Destaque para o Fórum de Educação em Engenharia, que promoverá debates sobre o tema.

O EEF-2024 buscará estimular a cultura de inovação entre os participantes e além do evento, através do contato com líderes de desenvolvimento e empresas que se destacam pela excelência operacional.

Representando um importante passo na promoção da inovação e na formação de engenheiros preparados para os desafios do futuro, o EEF-2024 terá uma programação diversificada e participativa, e promete contribuir significativamente para o avanço da Engenharia no Brasil e no mundo.