Mostra ITA 2050 acontecerá no próximo dia 17 de maio durante o Engineering Education for the Future, em São José dos Campos

Uma das mais importantes instituições de ensino do mundo, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) apresentará sua trajetória e principais conquistas no campo tecnológico. No dia 17 de maio, acontecerá a Mostra ITA 2050, que promete ser uma jornada desde as fases iniciais de formação até a pesquisa e industrialização.

A Mostra ITA 2050 está inserida no Engineering Education for the Future (EEF-2024), um grande encontro para discutir os novos rumos da Engenharia e o papel da educação para o crescimento do setor, que acontece entre os dias 16 e 18 de maio, no Prédio de Ciências Fundamentais do ITA, no campus Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

O objetivo da Mostra é, mais do que exibir a história de conquistas do Instituto, realizar um exercício de aprofundamento nos processos de concepção e produção de novas tecnologias e de compreensão de novas demandas.

A evolução e os resultados dos projetos em andamento no ITA, assim como dos Institutos do DCTA e seus parceiros, serão destacados por meio de apresentação de projetos desenvolvidos por alunos, professores e pesquisadores.

Além disso, a Mostra também terá uma exposição de projetos voltados para a popularização da ciência e da tecnologia em diversas áreas do conhecimento, conduzidas por jovens cientistas da educação básica, incluindo aqueles da educação profissional técnica de nível médio.

“A principal meta é evidenciar a relevância das fases de formação, desde o ensino fundamental até o superior, no desenvolvimento do engenheiro”, comenta a professora Sueli Sampaio Damin Custódio, coordenadora da Mostra.  “Além disso, busca-se destacar como essa base educacional inicial impacta não apenas a carreira do profissional, mas também o seu papel na sociedade, promovendo uma compreensão abrangente desse processo formativo”, conclui.

A Mostra também abrirá espaço para outros parceiros e contará com a participação do Instituto Alpha Lumen, que demonstrará a própria linha do tempo com projetos desenvolvidos por seus alunos do ensino fundamental e médio. Outro parceiro, o SENAC, focará no ensino médio técnico, apresentando os próprios projetos.

Por fim, os alunos de graduação do ITA nos Departamentos de Química e Engenharia Mecânica terão a oportunidade de exibir seus trabalhos. “A interação entre alunos, professores, pesquisadores e empresários durante a Mostra estimula o compartilhamento de ideias e a colaboração, fomentando o ambiente propício para o surgimento de novas iniciativas e parcerias”, completa a professora.