O Engineering Education for the Future (EEF-2024), em sua segunda edição, será realizado no período de 16 a 18 de maio, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Campus do DCTA, em São José dos Campos, SP.
O EEF-2024, evento multidisciplinar realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), terá três competições em sua programação. Uma delas é o Grand Prix de Inovação, que combina inovação, competitividade e networking, em um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e soluções.
Realizado no Laboratório de Inovação do ITA (InovaLab), o Grand Prix promete 24 horas intensas de competição, reunindo seis equipes compostas por sete participantes cada, apoiadas por mentores experientes.
O coordenador do campeonato, Professor Doutor João Claudio Bassan de Moraes, compartilha sua visão sobre a importância do Grand Prix de Inovação no contexto do EEF-2024 e como ele contribui para formar profissionais preparados para os desafios do mundo moderno.
O principal objetivo do Grand Prix, explica o coordenador, é que os alunos participantes apresentem soluções tangíveis para um desafio proposto pela empresa patrocinadora do evento. “As equipes são formadas de maneira multidisciplinar, reunindo alunos de diferentes instituições de ensino e cursos de graduação, o que promove uma diversidade de perspectivas e habilidades”, apontou.
Prof. Dr. João Claudio Bassan de Moraes
Coordenador do Grand Prix de Inovação no EEF-2024
O tema-desafio é revelado no início do evento pela empresa patrocinadora e, a partir daí, as equipes têm 24 horas para buscar soluções inovadoras, que serão apresentadas diante de uma banca avaliadora. Durante esse período, os participantes contarão com a estrutura física providenciada pelo InovaLab e o apoio logístico da empresa patrocinadora.
Os critérios de avaliação abrangem inovação, impacto da solução, viabilidade, relevância social, qualidade e apresentação. Além disso, o Grand Prix de Inovação estimula o desenvolvimento de competências comportamentais essenciais para os novos profissionais, como trabalho em equipe, liderança e gerenciamento do tempo sob pressão.
A interação rápida entre os membros das equipes é incentivada pela urgência do prazo determinado, enquanto a definição de estratégias e o planejamento são impactados pela necessidade de alcançar os objetivos dentro das 24 horas de competição.
“O Grand Prix de Inovação será uma oportunidade para os participantes explorarem seu potencial criativo, aprenderem com os colegas e mentores, e contribuírem para soluções inovadoras que podem fazer a diferença no mundo real” – concluiu o professor.