Um combo de inovação, competitividade, novas tendências e muito networking é uma boa forma de sintetizar o que é o Grand Prix de Inovação, um dos pontos altos do Engineering Education for the Future (EEF-2024), que acontece entre os dias 16 e 18 de maio no ITA – campus Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Sediado no InovaLab do ITA, o Grand Prix de Inovação é o ponto alto de toda a série de eventos e competições que acontecerá dentro do EEF-2024. Serão 24 horas ininterruptas de competição, envolvendo seis equipes, cada uma composta por sete participantes e apoiada por mentores experientes.

A dinâmica começa com a revelação do tema-desafio e durante todo o período esses competidores terão de buscar soluções inovadoras, apresentadas diante de uma banca avaliadora.

Nesta entrevista, o Professor Doutor João Claudio Bassan de Moraes, fala sobre a experiência do Grand Prix de Inovação, a sua importância na formação de novos profissionais e para a consolidação de um ambiente cada vez mais voltado às novas tecnologias.


Prof Dr. João Claudio Bassan de Moraes

Qual é o objetivo principal do Grand Prix de Inovação realizado no InovaLab do ITA?
João Claudio Bassan de Moraes: A ideia é que os alunos participantes apresentem resultados materiais para solução de um tema a ser proposto no início do evento pela empresa-patrocinadora.

Como as equipes são formadas para participar do Grand Prix de Inovação durante o EEF-2024?
Moraes: As equipes serão compostas por alunos participantes de diferentes instituições de ensino e diferentes cursos de graduação com a proposta de formar times multidisciplinares para trabalharem na solução do problema.

Como é apresentado o tema-desafio para as equipes?
Moraes: O tema-desafio será apresentado pela empresa patrocinadora do Grand Prix de Inovação, logo no início do evento, a todos os participantes envolvidos.

Qual é a estrutura do evento durante as 24 horas consecutivas de duração do desafio?
Moraes: A estrutura física será providenciada pelo InovaLab, enquanto a empresa-patrocinadora auxiliará nas demandas e na premiação. Os alunos participantes terão espaço adequado para trabalharem na solução e alimentação durante este período.

Quais são as características das equipes participantes em termos de composição e diversidade?
Moraes: Considerando que alunos participantes são de diferentes instituições de ensino e cursos de graduação, espera-se que os grupos apresentem características multidisciplinares.

Quais são os critérios utilizados pelos avaliadores para eleger o melhor trabalho após o término das 24 horas de desafio?
Moraes: Os principais critérios considerados serão inovação, impacto da solução, viabilidade, relevância social, qualidade e apresentação.

De que maneira o Grand Prix de Inovação explora as competências comportamentais esperadas dos novos profissionais?
Moraes: As competências comportamentais serão estimuladas pelas condições do Grand Prix de Inovação: a necessidade de apresentar um resultado material para solução do tema atual em um período específico curto, além de considerar que os grupos são formados por alunos participantes com características multidisciplinares.

Como a interação rápida entre os membros das equipes é estimulada durante o desafio?
Moraes: A interação rápida será estimulada devido ao período específico, que é curto, apenas 24 horas para que os alunos participantes apresentem resultados materiais para solução do tema.

Quais são os principais aspectos de liderança, distribuição de papéis e responsabilidades que as equipes devem demonstrar durante a competição?
Moraes: São a capacidade de coordenar os alunos envolvidos de acordo com as principais qualidades que cada um pode acrescentar na produção do resultado material para a solução do tema.

Como a pressão do prazo determinado impacta a definição de estratégias e o planejamento das equipes para alcançar os objetivos propostos?
Moraes: Tudo será determinado pela pressão do prazo de apenas 24 horas para os grupos apresentem resultados materiais para solução do tema. Dentro deste tempo, os alunos participantes devem se organizar da melhor forma possível a buscarem a melhor solução para o problema apresentado.