Estimular a inovação e a cultura do empreendedorismo, sem deixar de lado o espírito competitivo. Esse é o escopo do ITA Sprint, competição promovida pelo Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM-ITA) e que fará parte da programação oficial da segunda edição do EEF-2024 – o Engineering Education for the Future (EEF), que acontece entre os dias 16 e 18 de maio no ITA – campus Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Seguindo os moldes de grande êxito do ITA Challenge, o ITA Sprint trabalha para potencializar o espírito empreendedor dos alunos, permitindo que eles possam desenvolver habilidades especiais em criação e gestão, bem como incentivar o trabalho em equipe.

Esta é a primeira edição do ITA Sprint, marcando o início de uma jornada de descobertas e desafios para os alunos participantes. Para este ano, a expectativa é grande por parte dos competidores: 18 equipes já estão inscritas.


Mapa do alcance do ITA Sprint – Universidades unindo forças
enquanto se preparam para a grande final do desafio

Os organizadores prometem uma edição com muita disputa, baseada em desafios intensos em um período de tempo mais curto. As equipes terão acesso a uma ampla gama de recursos educacionais por meio de plataformas online, além de participarem de ações pensadas para enriquecer os aspectos técnicos e mercadológicos de cada projeto apresentado. Ou seja: permitir que os alunos e competidores criem soluções que possam ser utilizadas de fato na sociedade.


Prof. Dr. Borille 

Em entrevista, o coordenador do ITA Sprint no EEF-2024, Professor Doutor Anderson Borille, compara o evento com o ITA Challenge, outra tradicional competição realizada pelo ITA, e discorre sobre a importância de promover realizações que estimulem a competitividade, o trabalho em equipe e a inovação.

Qual é o objetivo principal do ITA Sprint em comparação com o tradicional Desafio de Empreendedorismo ITA Challenge?
Borille: O ITA Sprint apresenta uma proposta de incentivo à inovação e empreendedorismo similar ao ITA Challenge, porém, com a quantidade de fases reduzidas ao longo da competição para se enquadrar ao menor tempo de execução.

Como o ITA Sprint promove a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica?Borille: Por meio de atividades divididas em fases e mentorias que possibilitam e incentivam as startups formadas por estudantes universitários a estruturarem seus negócios e transformar suas ideias inovadoras em startups de base tecnológica.

Quais são as principais habilidades que os alunos devem demonstrar ao longo da competição do ITA Sprint?
Borille: Devem apresentar uma visão mais ampla da solução proposta, e não se limitar a uma visão tecnológica. Devem ainda, aprimorar sua proatividade em buscar soluções para os desafios encontrados para buscarem formas de se destacarem de seus concorrentes.

Como as equipes devem se organizar e o que precisam fazer para participar do ITA Sprint?
Borille
: Os alunos devem se organizar obrigatoriamente em equipes de 2 a 5 pessoas e precisam estar regularmente matriculados em instituições de ensino superior. A equipe deve ainda, propor uma ideia independentemente da maturidade atual da solução em forma de vídeo de no máximo dois minutos e preencher um formulário de inscrição.

Quais recursos estão disponíveis para as equipes durante a competição do ITA Sprint, tanto em termos de conteúdo quanto de suporte?
Borille: Durante a competição, as startups terão acesso via Google Classroom ao conteúdo elaborado pela equipe organizadora do ITA Sprint para servir de suporte na execução das atividades propostas no edital. De maneira complementar, as equipes terão acesso ao Laboratório Aberto do ITA com o objetivo de impulsionar o teste de seus protótipos.

Como são selecionadas as equipes qualificadas para receber suporte dos mentores?
Borille: As equipes que obtiverem as maiores notas ao longo das fases iniciais serão qualificadas para a fase de mentoria que acontecerá online. Apenas após a realização da mentoria e a partir de feedbacks dos mentores, serão selecionadas as equipes para a disputa final.

Quem são os mentores envolvidos no ITA Sprint e qual é o papel deles no processo?
Borille: Os mentores serão convidados de acordo com o segmento proposto pelas startups, que podem ser automação, sustentabilidade, entre outros. Já na mentoria de negócios, costuma-se convidar empresários e professores especialistas do segmento.

Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade técnica e comercial das ideias apresentadas pelas equipes?
Borille: Viabilidade comercial: avaliação de aspectos relacionados a segmentação de mercado, custos, precificação, receitas; viabilidade técnica: avaliação do amadurecimento técnico da proposta. As equipes são incentivadas a desenvolver provas de conceito, simulações, modelos digitais, etc. que demonstrem a solução proposta.

Quais são as etapas do processo do ITA Sprint, desde a formação das equipes até a competição final?
Borille: O desafio é composto por quatro fases. Fase 1 – Inscrições, Fase 2 – Desenvolvimento, Fase 3 – Aprimoramento + mentoria, Fase 4 – Disputa final.  Sendo que a primeira já foi finalizada.

Qual é a importância de combinar conhecimento teórico com prático ao participar do ITA Sprint?
Borille: Muitas vezes, percebemos que o conhecimento teórico não é suficiente na solução de problemas reais no cotidiano. De maneira similar, apenas o conhecimento prático não é capaz de mitigar todos os desafios encontrados. Com o objetivo de unir essas competências, surge o ITA Sprint, uma competição que estimulará os participantes a combinarem seus conhecimentos teóricos com os práticos, possibilitando assim, o desenvolvimento das soluções propostas.