Debater, de forma mais aprofundada, o papel do ensino de Engenharia em uma sociedade cada vez mais gerida pela tecnologia é um dos objetivos da Mostra ITA 2050, que integra a segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024), que acontecerá de 16 a 18 de maio, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

O EEF-2024 propõe analisar como as universidades têm atendido às demandas da sociedade por tecnologia e quais as tendências ditadas pela Academia. Fazendo essas conexões será mais fácil criar um sistema sustentável de inovação que possa contribuir para avanços econômico e educacional, com uma troca de ideias saudável entre as universidades e a indústria.

A abertura da Mostra ITA 2050 acontece no dia 17 de maio – a partir das 8h30.

A Profª. Drª Sueli Sampaio Damin Custódio Sampaio, que coordena o Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), foi designada para conduzir a Mostra ITA 2050 no EEF-2024 e nos conta, na entrevista abaixo, os detalhes da exposição e suas expectativas.


Qual é o principal objetivo da Mostra ITA 2050?
Sueli Damin Custódio Sampaio – Em um mundo acelerado, o avanço tecnológico é primordial para repensarmos não só sobre a importância do ensino de Engenharia, mas também o impacto da aplicação das tecnologias na sociedade.
No âmbito do evento EEF-2024, a Mostra ITA 2050 busca apresentar evidências e tendências daquilo que se faz atualmente, tendo como referência as Technology Readiness Level (TRLs) de diferentes projetos.
A principal meta da Mostra é evidenciar a relevância das fases de formação, desde o ensino fundamental até o superior, no desenvolvimento do engenheiro. Além disso, busca-se destacar como essa base educacional inicial impacta não apenas a carreira do profissional, mas também o seu papel na sociedade, promovendo uma compreensão abrangente desse processo formativo.

Como a Mostra proporcionará uma visão dos caminhos tecnológicos, desde a formação até a pesquisa e industrialização?
Sueli – Será uma visão abrangente. O Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos, vai abrir a linha do tempo da Mostra, exibindo os projetos desenvolvidos em parceria com seus alunos do ensino fundamental e médio. Em seguida, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), focado no ensino médio técnico, apresentará seus próprios projetos. Teremos, ainda, a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de graduação do ITA nos Departamentos de Química e Engenharia Mecânica. A linha do tempo culminará com a apresentação de pôsteres de trabalhos de pós-graduação em Ciência e Tecnologias Espaciais (PG/CTE). Na sequência, teremos 24 estandes com a apresentação dos resultados de P&D dos laboratórios do ITA e do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do DCTA. Essa sequência permitirá uma completa compreensão dos diversos estágios e áreas de desenvolvimento tecnológico.

Quais serão os principais projetos apresentados?
Sueli – Durante a Mostra serão apresentados projetos de diferentes áreas, desenvolvidos por distintas instituições. Alguns exemplos são os projetos “Ambientação Educação Básica e Ensino Superior” e “Vitrine Acadêmica”.

Como a Mostra contribui para a missão do ITA de transformar conhecimento em inovação?
Sueli – De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2030 do ITA, a instituição tem como missão formar profissionais altamente competentes, promover a pesquisa em ciências, Engenharia e tecnologia, e realizar atividades de extensão, especialmente no campo aeroespacial. Nesse contexto, a Mostra oferece uma plataforma para os alunos do ITA e de outras instituições apresentarem seus projetos e pesquisas inovadoras. Ao expor suas criações e descobertas, os participantes têm a oportunidade de demonstrar como estão aplicando o conhecimento adquirido para resolver problemas reais e desenvolver soluções inovadoras.
A interação entre alunos, professores, pesquisadores e empresários durante a Mostra vai estimular o compartilhamento de ideias e a colaboração, fomentando o ambiente propício para o surgimento de novas iniciativas e parcerias. Essa troca de conhecimento e experiência é fundamental para promover a inovação não apenas no âmbito acadêmico, mas também na indústria aeroespacial e em outros setores relacionados. Portanto, a Mostra ITA 2050 desempenha um papel crucial no cumprimento da missão do Instituto ao proporcionar uma oportunidade para a transformação do conhecimento em inovação, fortalecendo assim a excelência na formação de recursos humanos, na pesquisa e na promoção da inovação no campo aeroespacial e além.

Qual é a importância do ambiente de networking proporcionado pela Mostra para alunos, professores, pesquisadores e empresários?
Sueli –  Ao reunir estudantes, pesquisadores e profissionais da indústria de todo o País, a Mostra ITA 2050 cria oportunidades únicas de networking. Os participantes têm a chance de interagir com colegas de diferentes instituições, compartilhar conhecimentos e estabelecer conexões que podem levar a futuras colaborações acadêmicas e comerciais. Além disso, proporciona um ambiente ideal para o desenvolvimento de parcerias entre universidades e empresas, essenciais para promover a inovação e impulsionar o avanço tecnológico, uma vez que permitem a transferência de conhecimento e a aplicação prática de pesquisas acadêmicas.
Para os alunos, acredito que a participação no evento oferece uma oportunidade única de apresentar seus projetos e pesquisas, receber feedback de especialistas e potenciais empregadores, e expandir sua rede de contatos profissionais. 

Além dos projetos desenvolvidos pela comunidade do DCTA e parceiros, haverá alguma novidade na Mostra?
Sueli –  Sim, temos o Instituto Alpha Lumen que apresentará um planetário, atração que trará uma experiência imersiva e educativa sobre o universo. O planetário irá simular o céu estrelado noturno e diurno em diferentes épocas do ano e locais de observação, buscando a maior semelhança possível com a realidade. 

Como os projetos de popularização de ciência e tecnologia realizados por jovens cientistas da educação básica e profissional técnica de nível médio serão incorporados à Mostra?
Sueli – Os projetos serão incorporados à Mostra em um espaço especialmente reservado para exposição e apresentação, dispostos em uma linha evolutiva, onde os estudantes terão a chance de compartilhar suas descobertas e inovações, inspirando outros e enriquecendo o evento com perspectivas criativas, contribuindo assim para a popularização da ciência e tecnologia.

Quais são as expectativas em relação ao público que visitará a Mostra e como ela contribuirá para o engajamento e a disseminação do conhecimento tecnológico?
Sueli –  Espera-se atrair uma ampla gama de pessoas interessadas em tecnologia, desde estudantes do ensino médio até empresários do setor. A Mostra ajudará a disseminar o conhecimento tecnológico de várias maneiras, incluindo exposições de projetos e atividades interativas. Isso proporcionará uma melhor compreensão das aplicações da tecnologia, o que pode inspirar o interesse do público e incentivá-lo a se envolver com questões tecnológicas e científicas.

De que forma a Mostra ITA 2050 promoverá a interação entre diferentes áreas do conhecimento e níveis educacionais?
Sueli A proposta de exibir uma linha evolutiva que percorre desde o ensino médio até a pós-graduação visa facilitar a interação entre os diferentes níveis educacionais. Nesse contexto, os participantes terão a oportunidade de observar como os conceitos de química são aplicados em projetos de Engenharia, como a matemática é fundamental na programação de dispositivos tecnológicos, como robôs, e como os princípios de física são empregados na criação de novos materiais.

Como a Mostra se alinha aos objetivos mais amplos dessa segunda edição do EEF-2024 e como ela complementa as demais atividades do evento?
Sueli – Acredito que a Mostra, ao enfatizar a importância da formação do engenheiro desde o ensino médio até a pós-graduação e ao conectar diversas instituições de ensino e pesquisa, cria um ambiente favorável para discutir estratégias educacionais que atendam às necessidades dinâmicas do mercado e da sociedade, especialmente diante do rápido avanço da tecnologia. Desta forma, a Mostra complementa as outras atividades do EEF-2024, oferecendo esse espaço para demonstrar a capacidade inovadora dos profissionais em formação e promovendo o diálogo entre os envolvidos no processo educacional e de inovação tecnológica.